A maioria das pessoas chega à consulta com objetivos definidos de ganhar massa muscular (hipertrofiar) sem aumentar a gordura corporal. E, se possível, ainda perder gordura durante o processo.
A resposta a esta dúvida é sim. É possível, mas dificilmente acontece de forma expressiva quando o objetivo é obter grandes ganhos de massa muscular. Isso ocorre porque é necessário um aumento do consumo energético, e muitas vezes até um excedente calórico, ou seja, ingerir mais calorias do que as que o corpo gasta. Este excesso, por sua vez, pode resultar num ganho de gordura.
Há, no entanto, estratégias que podem ser adotadas para minimizar o aumento da gordura corporal:
- Aumentar as calorias de forma gradual. Quanto mais gradual for o aumento das calorias ingeridas, mais controlado será o ganho de massa gorda, evitando o acumular exagerado de gordura;
- Priorizar a qualidade nutricional. Prefira alimentos com alto valor nutricional, como batata-doce, aveia, proteínas magras, nozes, azeite, abacate, entre outros. Lembre-se de que o aumento de peso não depende apenas de alimentos industrializados e evite consumir alimentos processados. Qualquer alimento consumido em excesso, mesmo sendo saudável, pode levar ao aumento de peso.
A abordagem mais eficaz para alcançar volume e definição muscular envolve uma programação adequada e bem estruturada, com etapas distintas e estratégias específicas para cada marco. Isso inclui uma fase de ganho de massa muscular e outra de perda de massa gorda. Esta abordagem permite maximizar o ganho de massa muscular enquanto controla o ganho de gordura para passar ao objetivo seguinte de definir a massa muscular que construiu, resultando num corpo mais forte e equilibrado.