Jogos, bolas de futebol e dezenas de livros. Foram estes os presentes que as crianças e jovens acompanhados pelas instituições de solidariedade de Tábua receberam no Natal de 2016.
Chegaram em sacos, trazidos por uma espécie de Pai Natal gigante, composto por todos os utentes que os entregaram na Farmácia Simões Ferreira. «Lançámos um novo desafio à comunidade», conta a bem-disposta directora-técnica, Maria José Carniça.
A equipa da farmácia pegou no sorriso, expressão utilizada amiúde nesta vila do distrito de Coimbra onde todos se conhecem, e transformou-o em tradição solidária. Chama-se “Troque um brinquedo por um sorriso” e cumpre-se em Dezembro.
As cerca de 60 crianças e jovens acompanhadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Tábua estão entre os meninos e meninas que receberam, pelo menos, um presente traduzido em sorriso no sapatinho. «Nestas alturas festivas, reforçamos a atenção para estas crianças terem Natal», diz Ana Paula Neves, directora da CPCJ.
O Centro de Acolhimento Temporário, conhecido como Casa do Outeiro, e dois centros de ATL, da Cáritas e da Casa do Povo, foram as outras instituições de solidariedade a receber os presentes do Pai Natal comunitário.
Este ano, a equipa da Simões Ferreira espera cumprir semelhante proeza, antevê, de sorriso aberto, Marta Craveiro. Porque a troca valeu a pena, conclui a entusiasmada farmacêutica substituta. «Sentimos uma enorme satisfação e sensação de dever cumprido».