Uma alimentação saudável é completa, variada e equilibrada. Proporciona a energia necessária para as atividades do dia a dia e promove o bem-estar físico e mental. Mas não só! Diversos estudos demonstram que uma alimentação saudável pode aumentar a longevidade e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e cancro, entre outras patologias. Ter uma alimentação saudável aliada à prática regular de exercício físico contribui, ainda, para a manutenção do peso.
Segundo o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em Portugal, a prevalência das doenças crónicas potencialmente associadas a uma alimentação inadequada representa cerca de 86% da carga total de doença. Os hábitos alimentares inadequados são um dos principais fatores que levam à perda de anos de vida saudável. Destaca-se o consumo insuficiente de fruta, hortícolas (alface, cenoura, espinafres), cereais integrais (aveia, cevada, centeio) e, por outro lado, o consumo excessivo de sal e carnes vermelhas.
Mesmo conhecendo os benefícios, nem sempre é fácil manter uma dieta equilibrada, seja por questões económicas (o que, muitas vezes, é um mito, pois a alimentação saudável não tem de ser mais cara), emocionais (por exemplo, durante períodos de stresse ou tristeza), falta de tempo, ou até pelo desconhecimento e falta de orientação nutricional sobre os alimentos a ingerir e as quantidades adequadas.
Para responder a esta necessidade de acompanhamento de proximidade, as farmácias disponibilizam à população o Serviço de Nutrição Cínica, prestado por nutricionistas e dietistas qualificados e que se destina a promover hábitos de vida saudável. Durante as consultas, pode esperar um aconselhamento nutricional especializado e adequado às suas necessidades, preferências, intolerâncias e objetivos (perder peso, controlar doenças crónicas ou melhorar o rendimento desportivo). Na consulta são esclarecidas dúvidas, discutidas estratégias alimentares, elaborados planos de alimentação e faz-se o acompanhamento da sua evolução.
Qualquer pessoa pode beneficiar deste serviço, que assume particular relevância nos casos de:
- Índice de Massa Corporal (IMC) fora dos valores de referência;
- Doenças cardiovasculares, dislipidemias, hipertensão arterial, diabetes e outras doenças crónicas;
- Prática desportiva;
- Restrições alimentares;
- Mulheres grávidas ou a amamentar.
Informe-se na sua farmácia sobre como obter o acompanhamento nutricional adequado e ganhar mais saúde. Não descure a sua alimentação.