Há um nome que se colou aos aguiarenses, o de cabicancas. A origem está numa lenda ligada à Igreja Matriz da vila. Diz a velha história de origem popular que, um dia, um pássaro nunca visto pousou na torre da Igreja. Com medo, os crentes deixaram de ir à missa e de longe apontavam o bico descomunal do bicho enquanto exclamavam «Que bicanca!».
O drama terminou quando um almocreve, conhecido como ‘Escorropicha’, por beber muito, aproveitando a coragem que o vinho lhe dava, agarrou numa arma e matou o ‘monstro’ de um só tiro.
A história não confirmada, fez, no entanto, com que ‘cabicanca’ passasse a ser o nome informal como os nascidos em Aguiar da Beira são denominados. O comércio local dá bem conta da adoção dessa alcunha.