Os utentes que queiram vacinar-se nas farmácias passarão a constar automaticamente do registo centralizado de vacinas EVacinas e terão acesso ao cartão electrónico da Saúde, através da aplicação “MySNS Carteira”. A Carteira Electrónica da Saúde permite aos utentes do SNS consultar o boletim de vacinas em qualquer momento, através do telemóvel.
O calor registado em Outubro adiou a atenção dos utentes relativamente à vacinação. Entre os dias 1 e 30 de Outubro, foram vendidas nas farmácias 279.938 vacinas, contra as 329.814 registadas no mesmo período de 2016. Os dados foram revelados no dia 1 de Novembro, pelo presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Paulo Cleto Duarte, durante a visita do secretário de Estado da Saúde a uma farmácia de Sacavém.
De acordo com o barómetro da época gripal elaborado pelo CEFAR - Centro de Estudos e Avaliação em Saúde, da ANF, e da empresa de estudos de mercado hmR, as farmácias dispensaram 556.823 vacinas contra a gripe na época gripal anterior, entre Outubro de 2016 e Março de 2017.
Numa acção sobre a importância da vacinação contra a gripe, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e a directora-geral de Saúde, Graça Freitas, sublinharam a importância de os médicos sensibilizarem os doentes de risco para a necessidade de se vacinarem contra a gripe. Os grupos de risco têm acesso a vacinação gratuita nos serviços do SNS. Os restantes podem vacinar-se nas farmácias, mediante a apresentação de receita médica.