O cartão Saúda já está disponível em formato digital, através da aplicação móvel gov.pt. Basta descarregá-la para usufruir das mesmas vantagens de sempre com ainda mais conveniência, segurança e simplicidade, sem ter de recorrer ao cartão físico.
A iniciativa, que entrou em vigor a 7 de abril, data em que se assinalou o Dia Mundial da Saúde, resulta de uma parceira entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Associação Nacional das Farmácias (ANF), com vista a impulsionar a digitalização e a modernização dos serviços de saúde e bem-estar em Portugal, tornando o acesso aos cuidados mais fácil e eficiente.
«Este é mais um passo na modernização dos sis- temas de saúde, através da integração de informação com o setor público», diz a presidente da ANF, Ema Paulino, lembrando que as farmácias comunitárias têm desempenhado «um papel de referência na transformação digital ao serviço das pessoas».
Por sua vez, a presidente da AMA, Sofia Mota, realça a importância da parceria e afirma que «a integração do cartão Saúda na app gov.pt é mais um passo significativo para a modernização dos serviços públicos, permitindo que cada vez mais cidadãos tenham acesso facilitado a documentos e benefícios essenciais».
O acesso ao cartão Saúda digital deve ser feito diretamente através da app gov.pt, de forma segura, com autenticação via Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão, garantindo a proteção da informação.
A aplicação móvel disponibiliza agora um leque de 22 cartões digitais, incluindo documentos como o Cartão de Cidadão, a carta de condução e o seguro automóvel, facilitando o acesso a um conjunto ainda maior de serviços digitais.
O cartão Saúda conta atualmente com três milhões de clientes, e proporciona diversos benefícios para a saúde e bem-estar das pessoas, através da sua jornada nas farmácias.