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16 março 2020
Texto de Maria Jorge Costa Texto de Maria Jorge Costa Fotografia de Pedro Loureiro Fotografia de Pedro Loureiro

COVID-19: Linha de Apoio ao Farmacêutico atendeu mais de 150 chamadas no primeiro dia

​Iniciativa do sector farmacêutico arrancou.​

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A Linha de Apoio ao Farmacêutico (LAF) entrou em funcionamento no dia 16 de Março, às 9h. Ao fim de uma hora já tinham sido atendidos 25 farmacêuticos. Às 17h o número passava os 140 atendimentos. Em apenas dez horas, deu apoio a 154 farmacêuticos com questões relacionadas com o COVID-19.

O objectivo da nova linha gratuita é responder a todas as dúvidas e dificuldades enfrentadas diariamente pelos farmacêuticos na sequência da pandemia COVID-19. 

 


A linha funciona 24h/dia. De segunda a sexta-feira, tem apoio permanente de farmacêuticos com preparação específica, das 9h às 19h. Inicialmente responde a questões profissionais e técnico-científicas dos farmacêuticos comunitários, sendo depois capacitada para dar resposta aos farmacêuticos hospitalares e analistas clínicos. 



Esta é uma das medidas tomadas pela Ordem dos Farmacêuticos e pelas associações do sector, no âmbito do Gabinete de Apoio ao Farmacêutico, criado para coordenar uma estratégia comum e implementar medidas transversais a todo o sector para enfrentar a pandemia COVID-19. 

O Gabinete de Apoio ao Farmacêutico continua a trabalhar em várias outras medidas dirigidas aos profissionais que estão nas farmácias, nos hospitais e nos laboratórios de análises clínicas. Além do envio periódico de informação técnica e de orientações emitidas pelas autoridades de saúde, estão a ser permanentemente actualizados Planos de ​Contingência, checklists para intervenção profissional, respostas a perguntas frequentes e materiais informativos destinados a profissionais e ao público.