Desde 5 de setembro, crianças até aos dois anos, residentes no concelho de Alijó, beneficiam de um plafond anual de 700 euros, durante dois anos, que lhes garante o acesso a medicamentos e produtos de saúde e bem-estar, independentemente da sua situação socioeconómica. Estima-se que a iniciativa abranja cerca de 70 crianças por ano. Os beneficiários apenas têm de apresentar o seu cartão Kit Bebé numa das seis farmácias do concelho aderentes ao programa. O Programa Kit Bebé Alijó, promovido pela associação Dignitude, garante a comparticipação de 100% do remanescente não comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos seguintes produtos:
• Medicamentos sujeitos a receita médica, comparticipados e não comparticipados pelo SNS;
• Medicamentos não sujeitos a receita médica de uso pediátrico;
• Produtos de saúde e bem-estar pediátricos.
«Este município faz parte daqueles que, em boa hora, decidiram dar a mão aos seus munícipes e ao seu futuro, abrindo portas a um inovador projeto social que visa promover a natalidade», referiu Teresa Almeida, em representação da Associação Nacional das Farmácias (ANF), durante a cerimónia de assinatura do protocolo.
Alijó é também parceiro do Programa abem, também dinamizado pela Dignitude, que garante medicação gratuita a pessoas em situação de vulnerabilidade económica. Desde novembro de 2018, dada em que aderiu ao programa, até 31 de agosto passado, a iniciativa apoiou 329 munícipes.