Dennis Helling e Donald Hoscheit, consultores internacionais, Madalena Nunes Sá, farmacêutica, e Abel Mesquita, coordenador-geral da ANF, receberam as Insígnias da Associação Nacional das Farmácias. As insígnias foram anunciadas pelo secretário-geral da Associação, Nuno Flora, na sessão de abertura do 13.º Congresso das Farmácias.
Doutorado pela Universidade de Cincinnati, Dennis Helling dirigiu o departamento de Operações de Farmácia e Terapêutica da Kaiser Permanente, onde desenvolveu um modelo de reforço da intervenção dos farmacêuticos no sistema de saúde, ajudando à melhoria de resultados terapêuticos individualizados e à redução de custos. É consultor da ANF desde 1983.
Donald Hoscheit integrou a American Drug Stores e, desde a década de 90, defende a desmaterialização do receituário. Os seus conhecimentos foram determinantes na renovação de sistemas de informação das farmácias, de que é exemplo o Sifarma 2000.
Madalena Nunes de Sá «simboliza o farmacêutico em tudo o que ele é, possuindo uma visão global da profissão, dos doentes e da actividade em farmácia, profissional, económica e associativa», sublinhou Nuno Flora. A farmacêutica foi presidente da Delegação do Norte, depois de vários anos como delegada de círculo.
Abel Mesquita, o coordenador-geral, é o «consultor jurídico, praticamente farmacêutico a quem a ANF deve parte da sua afirmação como parceira indispensável no campo da Saúde», disse Nuno Flora. Consultor jurídico da ANF há 30 anos, é desde 2005 coordenador-geral da Associação. Preside ao Conselho de Administração da Alliance Healthcare, e é administrador da Farminveste e da hmR.
