O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, também conhecida por folato.É uma vitamina solúvel em água e está presente em alimentos como espinafres, espargos, feijão, abacate, frutos secos, entre outros. Com uma alimentação equilibrada e diversificada conseguimos a quantidade de ácido fólico de que necessitamos diariamente.
O ácido fólico, juntamente com a vitamina B12, é responsável pela manutenção saudável dos glóbulos vermelhos e do conteúdo genético das células. Sendo os glóbulos vermelhos responsáveis pelo transporte de oxigénio para as células, a diminuição de acido fólico pode comprometer essa função.
Uma forma de doença por falta de ácido fólico é a anemia, que se manifesta, entre outros sintomas, pela falta de forças e forte cansaço. Esta vitamina beneficia a saúde das unhas e do cabelo. Há estudos que comprovam a importância do ácido fólico na saúde mental e emocional. Estados depressivos foram relacionados com falta de acido fólico no organismo.
A fase em que o corpo necessita de suplementação em ácido fólico é na gravidez. É a forma de assegurar que a grávida mantém os níveis em valores que não comprometem o bom desenvolvimento do bebé. Recomenda-se a toma de ácido fólico pelo menos um mês antes de engravidar e é essencial nas primeiras oito semanas de vida do feto. E porque é tão importante para o desenvolvimento do bebé? É uma vitamina essencial para reduzir o risco de deficiências no cérebro e na coluna vertebral.
Na amamentação, as necessidades nutricionais da mãe estão aumentadas. Assim, nesta fase torna-se importante que faça suplementação em ácido fólico para garantir que o bebé, através do seu leite, recebe a quantidade necessária para se desenvolver saudavelmente.
Os bebés agradecem que as suas mamãs não se esqueçam de tomar o suplemento em ácido fólico durante a gestação e no período de amamentação.