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4 janeiro 2024
Texto de Centro de Informação do Medicamento e Intervenções em Saúde (CEDIME) Texto de Centro de Informação do Medicamento e Intervenções em Saúde (CEDIME)

Medicação crónica com acesso simplificado

​​​As visitas periódicas ao centro de saúde só para renovar a prescrição de medicação crónica acabaram. Agora, basta ir à sua farmácia.​

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Cerca de metade das pessoas que vive com doenças crónicas não segue o tratamento indicado pelo médico. Uma das principais razões é a dificuldade de obter uma nova receita em tempo útil, situação especialmente preocupante nas zonas rurais do país, onde aceder a cuidados médicos é ainda mais complicado.

É precisamente para facilitar o acesso aos medicamentos essenciais à gestão das doenças crónicas e evitar idas desnecessárias aos centros de saúde que surgiu o serviço de Renovação da Terapêutica nas farmácias.

Em que consiste este serviço?
A Renovação da Terapêutica é um serviço de proximidade disponibilizado pelas farmácias comunitárias, em colaboração com os médicos que acompanham os utentes. Tem como objetivo garantir que as pessoas têm acesso aos medicamentos para doenças crónicas em tempo útil, evitando deslocações a hospitais ou centros de saúde apenas para renovar as receitas. Prevê ainda que o farmacêutico passe a consultar todas as prescrições do utente de forma integrada, assim como a abertura de um novo canal de comunicação digital entre o farmacêutico e o médico, que permite o envio de informação relacionada com os medicamentos do utente.

Como funciona?
Antes de mais, é importante que fale com o seu médico para solicitar a renovação das receitas para os seus medicamentos crónicos. Poderá fazê-lo durante a consulta ou através dos ser- viços administrativos do centro de saúde, por e-mail ou através da Área Pessoal do SNS24. Com a receita médica inicial válida por um prazo de 12 meses, ao visitar a farmácia basta solicitar a renovação da sua medicação crónica, através da apresentação do seu Número de Utente e do Código de Acesso e Dispensa.

O Código de Acesso e Dispensa é-lhe enviado na altura, para o telefone, através de mensagem escrita (SMS). Com esta informação, o farmacêutico consegue consultar o histórico das receitas médicas prescritas nos últimos 12 meses. Após confirmar a validade das receitas médicas, o farmacêutico dispensa os medicamentos de acordo com o seu pedido, respeitando o limite máximo de embalagens necessárias para assegurar o tratamento durante dois meses. Em cada visita, o farmacêutico avalia também as suas necessidades, considerando a segurança e a eficácia dos medicamentos que está a tomar.

Caso identifique algum problema relacionado com os medicamentos, o farmacêutico entra em contacto com o seu médico, enviando, por exemplo, uma nota terapêutica, de forma a encontrarem, em conjunto, uma solução adequada.
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