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15 outubro 2016
Texto de Sara Terra (Farmacêutica) Texto de Sara Terra (Farmacêutica)
Factor C

​​​​​​Temos de consumir diariamente a vitamina “cor de laranja”, porque o corpo não a armazena.

As vitaminas são essenciais e, na sua maioria, não são produzidas pelo organismo, o que obriga à sua ingestão através dos alimentos ou de suplementos.

A vitamina C, também conhecida por ácido ascórbico, não é armazenada no corpo por um longo período de tempo, sendo eliminada pela urina. Por este motivo, é importante a sua ingestão diária.

FUNÇÕES
É necessária para a produção de colagénio nos músculos, vasos sanguíneos, ossos e cartilagens; favorece a absorção do ferro; é um poderoso antioxidante; contribui para a saúde dos dentes e gengivas, e fortalece o sistema imunitário, aumentando a resistência a infecções, gripes e constipações. Embora possa não ter uma acção directa na prevenção da gripe, é certo que encurta a sua duração e reduz os sintomas.

SITUAÇÕES DE DEFICIÊNCIA EM VITAMINA C
Existem situações que levam à diminuição da vitamina C, como o stress, o consumo de álcool, o tabagismo e alguns medicamentos. Nestas situações, é importante reforçar o consumo de vitamina C.

FONTES
Alguns dos alimentos ricos em vitamina C são a laranja, a acerola, os morangos, o abacaxi, os pimentos e os brócolos. A vitamina C é sensível ao calor, à luz e ao oxigénio. Nos alimentos, pode ser parcialmente ou completamente destruída por um armazenamento longo ou pela  cozedura. Dependendo da estação do ano, um copo de tamanho médio de sumo de laranja fresco (i.e. 100g) rende cerca de 15 a 35mg de vitamina C.

DDR
A Dose Diária Recomendada pela UE para um adulto é de 80mg, embora este valor não seja consensual na comunidade científica. De acordo com Balz Frei, um dos maiores especialistas da matéria, «o consumo diário de 200mg de vitamina C não oferece qualquer risco, mas há fortes indicações de que pode trazer benefícios múltiplos e substanciais para a saúde. Infelizmente, conseguir 200mg de vitamina C através da nossa alimentação diária não é tarefa fácil.

A vitamina C pode ser obtida através de suplementos na forma de cápsulas, comprimidos, pós, xaropes, gotas e ampolas. Existe isoladamente ou associada a certas substâncias, como a equinácea, o zinco e outras vitaminas. De acordo com a situação, o farmacêutico poderá indicar a formulação mais adequada às suas necessidades. 
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