O frio e humidade são adversários da saúde e da estética capilar. Alguns cuidados básicos de hidratação são, muitas vezes, o suficiente para manter os cabelos joviais.
Desengane-se quem pensa que os cabelos só merecem um cuidado especial no verão. No inverno, são sujeitos a várias agressões que deixam mazelas e retiram o seu brilho natural. Pequenos gestos são determinantes para acautelar gastos desnecessários, e assim chegar ao tempo quente com cabelos belos e sedosos.
Com o frio, a vontade de tomar banhos demorados e com água mais quente aumenta, mas isso não é aconselhável para quem quer manter uma pele e um cabelo saudáveis.
Existem algumas medidas que podem ser adotadas para manter o cabelo bonito, forte e saudável:
- Moderar a temperatura da água do banho, por maior que seja a tentação de querer ver-se bem longe do frio. O cabelo agradece, já que a água muito quente remove a oleosidade natural do couro cabeludo, que se reflete num aspeto ressequido dos fios de cabelo. Além de que a reação do organismo pode passar por uma produção adicional desse óleo natural e os cabelos tornam-se mais oleosos e pesados. Assim, a água tépida é a recomendada para a lavagem dos cabelos.
- Sair de casa com o cabelo seco, pois a diferença brusca de temperatura pode tornar o cabelo mais quebradiço e a humidade pode promover uma maior absorção de poluentes. Não esquecer, no entanto, que o uso do secador também tem os seus danos, pelo que dever-se-á utilizar previamente um protetor de calor, disponível também na sua farmácia. Aconselhe-se com o seu farmacêutico.
- Quando as pontas ficam mais secas e quebradiças, a solução é “exterminá-las” com um bom corte.
- Já no caso de cabelos mais secos, agravados pelo frio, massajar o couro cabeludo aplicando uma máscara nutritiva é um bom meio para manter os cabelos saudáveis. Quem opta por cabelos mais longos, tem de reforçar os cuidados, pois as pontas ficam mais ressequidas durante o inverno e, por isso, precisam de uma hidratação contínua.
- No caso de utilizar coloração, a probabilidade de enfraquecimento aumenta, pelo que convém manter sempre os cabelos hidratados, utilizando cremes reparadores, sendo que existem várias opções disponíveis na farmácia.
- Finalmente, se ocorrer uma perda de cabelo, é sinal de necessidade de hidratação para reestruturar os seus cabelos das raízes até as pontas. Em casos graves, há que consultar um dermatologista.
4 conselhos simples para qualquer cabelo, em qualquer altura do ano:
-
Lave com um champô adequado ao seu tipo de cabelo;
-
Concentre a lavagem do cabelo junto ao couro cabeludo;
-
Use sempre condicionador, concentrando a sua aplicação nas pontas;
-
Proteja o seu cabelo quando nada. As toucas também servem para o defender!