Há alergias e… alergias. É bom saber o que as distingue e como identificar as diferentes causas. Para melhor prevenir ou aliviar.
Essencialmente as alergias ocorrem quando o nosso sistema imunológico produz anticorpos que identificam uma substância comum como sendo agressiva e estranha ao organismo. Estas substâncias são chamadas de alergénios e existem em grande variedade.
Principais alergénios:
- pólenes;
- ácaros do pó;
- bolores;
- pelo e penas dos animais;
- alguns alimentos;
- alguns medicamentos.
Ao chegar a primavera surgem, com ela, as conhecidas alergias aos pólenes. No entanto, são diversas as alergias que nada têm a ver com a sazonalidade e estão presentes o ano inteiro. Seja qual for o caso, é preciso saber lidar com os sintomas e tratar a alergia. E se for possível preveni-la, melhor ainda.
A gravidade das alergias depende de pessoa para pessoa. E as reações alérgicas revelam-se de modo diverso, podendo afetar as vias aéreas, os olhos, a pele e o sistema digestivo.
Os sintomas da alergia podem ser intermitentes ou persistentes. E, se forem persistentes, podem manifestar-se de forma ligeira, moderada ou grave.
Por todas as razões apontadas, peça ao seu farmacêutico informação sobre as alergias e os cuidados a ter em relação aos alergénios. E se for caso disso, aconselhe-se quanto ao medicamento adequado ao alívio dos sintomas.