Política de utilização de Cookies em Revista Saúda Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar, está a concordar com a utilização de cookies e com os novos termos e condições de privacidade.
Aceitar

Pés para que vos quero!

Uns pés bonitos e saudáveis não são obra do acaso. Cuidados frequentes e sensatez são fundamentais para os manter em bom estado e prevenir possíveis incómodos.

Os pés são a nossa base de sustentação, suportando diariamente o peso do nosso corpo. Servem para nos deslocarmos e ajudam no equilíbrio. Não é tarefa fácil nem coisa pouca para uma parte do corpo de dimensões tão modestas. Mas os pés só conseguem manter em pleno o seu papel fundamental de alicerces sólidos se mantidos saudáveis.

Então, por que são tão negligenciados e maltratados pela maioria das pessoas? A distância que medeia entre a cabeça e os pés não é assim tão grande para que possamos esquecer-nos que eles existem e que necessitam de cuidados diários. Segundo as estatísticas, a grande maioria da população já sofreu de problemas nesta parte do corpo, que é vulnerável a fatores ambientais, doenças, cuidados deficientes, calçado inadequado e posturas incorretas.

É certo que muitos dos problemas dos pés estão relacionados com a utilização de calçado inadequado. Por isso, ao comprar sapatos novos:

  1. Faça-o de preferência ao fim do dia, quando os pés estão mais dilatados (e lembre-se que os dois pés não são iguais);
  2. Experimente sempre os sapatos, caminhando com eles pela loja;
  3. Assegure-se de que têm espaço suficiente para os dedos e evite os modelos pontiagudos, que poderão tornar-se desconfortáveis.
  4. Evite os saltos altos cuja utilização pode também ter consequências ao nível da postura, com o aparecimento de problemas de costas.

Por outro lado, deve alternar o calçado o maior número de vezes possível: é bom para os sapatos (que arejam) e para os pés (que ficam menos vulneráveis a problemas causados por microrganismos que possam desenvolver-se no calçado).

E, por fim, mas não menos importante, falemos dos rituais de higiene:

  1. Lave os pés todos os dias, preferencialmente com água morna;
  2. Seque-os muito bem, sobretudo entre os dedos, pois a humidade nestas zonas favorece o desenvolvimento de microrganismos tais como fungos e bactérias;
  3. Hidrate-os para evitar que a pele seque e apareçam fissuras;
  4. Se tem diabetes, utilize um creme próprio para o cuidado dos pés.
  5. Elimine regularmente a pele morta;
  6. Previna o mau odor com um desodorizante apropriado;
  7. Use meias de algodão e corte as unhas a direito, mas não rente.

Se necessitar de mais esclarecimentos, não hesite em contactar o seu farmacêutico.