Quando o tempo aquece, as zonas do corpo que andaram escondidas durante o inverno ficam mais expostas e, consequentemente, mais vulneráveis, requerendo uma atenção especial.
A par do rosto e das mãos, que vão estando expostos ao longo de todo o ano, também os braços, a zona do decote e os pés voltam a enfrentar os raios solares diariamente, pelo que, as defesas naturais da pele devem ser reforçadas nessas zonas.
É especialmente importante ter atenção a zonas sensíveis ou de maior exposição à radiação solar, como, por exemplo:
- Orelhas;
- Pálpebras;
- Lábios;
- Pés;
- Couro cabeludo.
O mesmo se aplica a zonas da pele com características específicas, como cicatrizes, sinais e tatuagens.
Os cabelos devem igualmente ser protegidos. O sol, a água do mar e o cloro das piscinas fazem parte dos momentos de prazer da época de calor, mas a sua ação conjugada pode tornar os cabelos mais frágeis. Algumas medidas gerais promovem o cuidado do cabelo durante os meses quentes:
- Aplique um protetor de cabelo com fator de proteção solar (SPF), disponível na sua farmácia;
- Utilize chapéus ou lenços;
- Utilize produtos adequados ao seu tipo de cabelo, específicos para a lavagem e hidratação após a exposição solar;
- Após mergulhar no mar ou na piscina, passe o cabelo por água doce, para atenuar os danos provocados pelo sal ou pelo cloro;
- Evite o uso excessivo de secadores e de placas térmicas: agridem o cabelo e podem acentuar os estragos do verão;
- Numa altura em que existe uma maior tendência para transpirar, não hesite em lavar o cabelo com maior frequência, se sentir necessidade disso.
Desfrute do bom tempo e das atividades que o bom tempo e os dias logos proporcionam, mas não se esqueça: há cuidados que deve ter para manter a saúde e beleza da sua pele e do seu cabelo!