A obesidade é um problema atual. Os quilos em excesso arrastam doenças, sobretudo as do coração. Em nome da saúde, deve vigiar o seu peso.
Os alimentos fornecem calorias que funcionam como combustível para o organismo. São usadas como energia em todas as atividades ou armazenadas sob a forma de gordura. Se estas reservas não forem gastas, dão origem ao excesso de peso e, em última instância, à obesidade.
São vários os fatores que contribuem para este desequilíbrio:
- Alimentação demasiado calórica;
- Inatividade física;
- Genética;
- Consumo de álcool e tabaco;
- Idade;
- Algumas doenças e medicamentos.
O QUE É DE MAIS…
A obesidade é muito mais do que um problema de peso: as pessoas obesas correm um risco significativo de desenvolver outras doenças, como por exemplo do foro cardiovascular. São várias as patologias ou disfunções associadas à obesidade:
-
Hipertensão arterial (pressão arterial elevada);
-
Colesterol elevado;
-
Doença coronária (doença das artérias que irrigam o coração);
-
Diabetes do tipo 2;
-
Osteoartrite (doença das articulações);
-
Apneia do sono (falta de ar durante o sono);
-
Alguns tipos de cancro
A obesidade é por isso um problema de saúde pública, ao qual os farmacêuticos estão atentos. Na sua farmácia encontra informação e orientação sobre os fatores de risco da obesidade, a sua prevenção e tratamento. Pode ainda determinar o IMC e o perímetro abdominal e ficar a saber qual é a relação entre o seu peso e a sua saúde. E se já está a seguir algum tratamento, confie no seu farmacêutico para o orientar no esclarecimento de dúvidas e na adoção de cuidados mais adequados.