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Hambúrgueres de Feijão Preto (serve 6)

Estes hambúrgueres podem ser preparados antes do tempo de confeção e congelados. São ricos em fibra e baixos em gorduras saturadas e colesterol, sendo uma ótima opção para um doente diabético.

 

 

Ingredientes:

– 1 e 1/4 copo de feijão preto seco, deixado de molho na noite anterior e escorrido

– 3 copos de água

– 1 folha de louro

– 2 tomates maduros, descascados e sem sementes, cortados

– 1 cebola picada

– 4 dentes de alho picados

– 1 colher de sopa de pasta de tomate

– 1 colher de sopa de vinagre de vinho

– 1 e 3/4 de colher de chá de cominhos

– 1 colher de chá de sal

– 1 e 1/2 colher de sopa de azeite

– 1/2 pimento vermelho picado

– 1/2 copo de arroz integral cozinhado

– 1/4 copo de nozes pecans partidas

– 1 cebolinho picado

– 1 ovo batido

– 3/4 copo de migalhas de pão integral

– 6 pães de hambúrguer integrais

– 6 fatias de tomate

– 6 fatias de cebola roxa

– 3 folhas de alface, partidas ao meio

 

Receita:

Num tacho com lume alto, junte a água, os feijões e o louro e deixe ferver.

Baixe o lume e deixe cozinhar durante cerca de 60-70 minutos. Escorra posteriormente os feijões.

Enquanto os feijões cozinham junte o tomate, metade da cebola, metade do alho, a pasta de tomate, o vinagre, 3/4 de colher de chá de cominhos e 1/4 da colher de sal numa panela pequena e deixe cozinhar em lume médio, sem tapar durante cerca de 5-6 minutos. Quando o líquido estiver reduzido e com consistência de molho, reserve.

Numa frigideira aqueça 1/2 de colher de sopa de azeite e adicione a restante cebola, salteando-a durante cerca de 4 minutos.

Adicione o pimento e o restante alho e salteie aproximadamente 3 minutos.

Adicione 1/4 de colher de chá de sal, transfira a mistura para uma tigela e deixe arrefecer.

Num robot de cozinha ou num triturador, combine o feijão escorrido, a mistura de cebola, o arroz integral, as nozes pecans, o cebolinho, os restantes cominhos e sal. Misture até obter um puré uniforme.

Envolva o ovo batido e o pão.

Forme 6 hambúrgueres.

Na mesma frigideira onde fez a cebola, adicione o restante azeite e cozinhe os hambúrgueres de ambos os lados (cerca de 7-9 minutos no total).

Sirva cada hambúrguer no pão, com uma fatia de tomate, cebola roxa, alface e o molho preparado em 3.

 

 

Tabela Nutricional (por dose)

Energia 389 kcal
Lípidos 11 g
Dos quais saturados 1 g
Hidratos de carbono 59 g
Dos quais açúcares 0 g
Proteínas 16 g
 Sal  0,14 g