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Onde se encontram as diferentes gorduras?

Exemplos de fontes alimentares para cada tipo de gordura

 

Saturados

Predominam nas gorduras de origem animal. O maior fornecimento provém das carnes gordas (ex.: toucinho, produtos de charcutaria e salsicharia) e laticínios de elevado teor em gordura (leite, queijos gordos e outros derivados como as natas, margarina e manteiga).

 

Insaturados

Fontes alimentares de gorduras monoinsaturadas incluem os óleos vegetais (azeite, girassol, milho, soja, sésamo, abacate e frutos oleaginosos como a amêndoa, amendoim, nozes, avelã entre outros) à exceção do óleo de palma e coco. Esses óleos são gorduras saturadas.

São boas fontes de polinsaturados ómega-3 o óleo de peixes (ex. salmão, atum, cavala, arenque, sável, chicharro, congro, sardinha, enguia, óleo de fígado de bacalhau entre outros) e hortícolas de cor escura (ex. brócolos, espinafres).

São boas fontes de polinsaturados ómega-6 os óleos vegetais (amendoim, soja, girassol, milho entre outras).

 

Gordura hidrogenada

Os alimentos processados industrialmente são, habitualmente, ricos em gordura hidrogenada (ex.: pão de forma industrial, bolachas, biscoitos, fast food).

 

Ácidos gordos trans

Alimentos que contêm gordura hidrogenada e os cozinhados em óleos vegetais submetidos a um sobreaquecimento.

 

Colesterol

O colesterol existe apenas em produtos de origem animal como carnes, leites e queijos gordos, manteiga, aves (pele), produtos de salsicharia/charcutaria, órgãos e vísceras, mariscos e ovos (gema).

Os alimentos de origem vegetal, como o azeite, frutos secos, legumes, entre outros, não contêm colesterol. Deve-se aumentar o consumo de alimentos vegetais uma vez que têm um elevado teor de fibras, que contribuem para a diminuição de absorção do restante colesterol alimentar.