A sopa é uma forma simples de assegurar a ingestão desta quantidade diária e de diversificar o consumo dos hortofrutícolas ao longo da semana, pelo que deve fazer parte de uma refeição completa e equilibrada, estando associada a grandes benefícios:
1 – Disponibiliza um elevado teor de vitaminas, minerais, fibra e água;
2 – Não desperdiça a água da cozedura;
3 – Possui baixa densidade energética – permite o controlo eficaz da ingestão total de energia em indivíduos que estejam a tentar manter ou perder peso (deve-se evitar a adição de batata, tubérculos, arroz e massa);
4 – Promove aumento da saciedade, controla o apetite, controla os níveis de colesterol e glicemia sanguíneos e melhora o trânsito intestinal.
Como tal, a refeição deve sempre iniciar-se com um prato de sopa de legumes ou até mesmo ser composta unicamente pela sopa, desde que se adicione leguminosas, peixe e/ou carne.
A sopa é ainda uma boa opção para os idosos que apresentem falta de apetite ou dificuldade de mastigação/digestão e, muitas vezes, é o único meio de ingestão de hortícolas nas crianças.
Sendo um prato versátil, fácil de adaptar ao gosto individual, e apresentando elevada densidade nutricional e baixa densidade energética, deve ser parte integrante de uma alimentação saudável. A sopa é, sem dúvida, um alimento perfeito, que deve ser valorizado e o seu consumo adotado como um hábito diário.
Saiba mais, junto do seu farmacêutico!