A Ordem dos Enfermeiros (OE) e a Associação Nacional das Farmácias (ANF) assinaram um memorando de cooperação com o objectivo de implementar cuidados de enfermagem na rede nacional das farmácias.
Identificar oportunidades de melhoria com a articulação dos cuidados de enfermagem nas farmácias com o Serviço Nacional de Saúde, desenvolver iniciativas e actividades de enfermagem adequadas à disponibilização nas farmácias e assegurar a salvaguarda do interesse público na prestação de cuidados de enfermagem nas farmácias são algumas das medidas a ser desenvolvidas.
«Hoje é possível prestar alguns cuidados de enfermagem nas farmácias, mas não o acto de enfermagem como um todo, como por exemplo, o acompanhamento de algum tipo de doentes, o tratamento de feridas, algumas situações pontuais ou administrações de determinado tipo de medicamentos. É uma necessidade em Saúde que pode e deve ser suprida pela prestação de cuidados de enfermagem nas nossas farmácias», explicou o presidente da ANF, Paulo Cleto Duarte, no final da cerimónia de assinatura do memorando.
«Não é mais do que permitir aos enfermeiros que exerçam as suas competências fundamentais para os cidadãos dentro de um prestador que pertence ao Serviço Nacional de Saúde que são as farmácias», disse, por sua vez, a Bastonária da OE, Ana Rita Cavaco.
