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12 dezembro 2019
Texto de Carlos Enes Texto de Carlos Enes Ilustração de Lord Mantraste Ilustração de Lord Mantraste

Acordar a saúde

​​​​​​​​​​​​​Seguradoras suíças investem em cada vez mais serviços farmacêuticos.

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Para os cidadãos suíços com um seguro MedPharm, as farmácias são literalmente a porta de entrada no sistema de saúde. A companhia de seguros Swica «acredita em soluções inovadoras orientadas para o cliente e, portanto, posiciona as farmácias como prestadoras de cuidados médicos primários». As farmácias parceiras da Swica são «o primeiro ponto de contacto para todas as questões relacionadas com a saúde». 

O sistema de saúde helvético é completamente diferente do nosso. Os hospitais e outros prestadores são privados. Os cidadãos não pagam impostos para um serviço público, mas são obrigados a contratar um seguro de saúde. É obrigação dos pais prover um antes das crianças completarem três meses de vida. Os seguros básicos obrigatórios garantem o tratamento em ambulatório, hospitalização numa unidade do cantão de residência, medicamentos, exames laboratoriais, vacinação, determinados exames preventivos ao longo da vida, assistência na gravidez e parto, comparticipação de urgências e programas de reabilitação. 

Embora o pacote de serviços básico seja relativamente padronizado, o mercado de seguros é disputado por cerca de 90 companhias. As seguradoras concorrem pelo preço dos prémios de seguro. Por isso, investem muito na redu ção de custos evitáveis. Isso implica o investimento, de facto, em saúde e em longevidade saudável, o que também é, obviamente, do interesse dos clientes. As companhias co-financiam programas de aconselhamento nutricional e de prática desportiva. Com o mesmo objectivo, contratam às farmácias serviços de suporte aos estilos de vida saudável dos seus clientes, assim como de vigilância e prevenção de complicações quando ficam doentes. 

A aposta nos serviços farmacêuticos permite evitar custos futuros com tratamentos evitáveis, mas também cortar no imediato custos em consultas e urgências desnecessárias. O seguro MedPharm nasceu em 2016, de uma parceria da Swica com a cadeia Top Pharm, detentora de 118 farmácias na Suíça alemã. As consultas farmacêuticas são gratuitas para os tomadores do seguro, assumindo a seguradora por inteiro a remuneração desse serviço.  A intervenção farmacêutica revelou-se tão eficiente que a seguradora conseguiu ainda oferecer um desconto de cerca de 20 por cento no prémio do seguro aos clientes do modelo MedPharm.

As farmácias suíças gozam de uma estabilidade remuneratória única na Europa. A convenção tarifária entre a Pharma Suisse, que representa as farmácias, e a Santé Suisse, federação das seguradoras de saúde, foi estabelecida em 2001. 

As seguradoras remuneram as farmácias pela preparação individualizada de medicamentos, dispensa em situações de urgência, renovação das receitas médicas e revisão terapêutica. No campo da adesão à terapêutica, a Suíça está a experimentar uma sequela do New Medicine Service do Reino Unido. Sempre que precisam de iniciar um novo medicamento, os doentes crónicos beneficiam de consultas farmacêuticas. Este serviço permite despistar problemas e promove a eficiência da inovação terapêutica e de outros medicamentos de elevado valor económico e risco. 

Há uma panóplia de serviços “extra” convenção tarifária. Ainda não estão convencionados, mas já são contratados por muitas companhias que confiam no respectivo valor económico. Como resultado, as farmácias acompanham asmáticos, promovem a cessação tabágica, dispensam a pílula do dia seguinte e testes rápidos para detecção de hepatites e sida, com consulta farmacêutica. O rastreio do cancro do cólon, os cuidados farmacêuticos em instituições de saúde para idosos e a telemedicina são os desafios mais recentes lançados pelas seguradoras às farmácias comunitárias. 

Afecções de saúde comuns, como conjuntivites, cistites, erupções cutâneas, infecções micóticas, lombalgias e queixas relacionadas com a orofaringe são tratadas na farmácia. O farmacêutico procede a uma consulta de triagem, com base em árvores de decisão protocoladas. A maioria dos casos é resolvida com um tratamento dispensado pelo próprio. Sempre que necessário, o doente é encaminhado para o médico. Muitas vezes, beneficia logo na farmácia de uma consulta de telemedicina, que permite ao médico enviar de imediato a sua prescrição por via electrónica.
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