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Menos sal? 8 dicas para o conseguir!

O sal de cozinha, quimicamente: cloreto de sódio, é constituído por dois minerais (cloreto e sódio) essenciais para o organismo. Mas, como em tudo, o excesso faz mal e as consequências do consumo excessivo de sal são inúmeras.

 

A dieta tradicional portuguesa é demasiado rica em sal sendo que, o sódio, principalmente, pode trazer consequências nefastas para a saúde nomeadamente:

Aumento do risco de desenvolvimento de hipertensão arterial;

Aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;

Aumento da retenção de líquidos, que contribui para o aumento de peso e aparecimento de celulite;

Sobrecarga do funcionamento do rim, obrigando a um maior esforço por parte deste aquando da excreção de sódio.

Segundo a OMS não devemos consumir mais de 5 GRAMAS DE SAL POR DIA:

Como o conseguir? Deve iniciar por diminuir o sal de forma gradual. Depois é só seguir algumas dicas simples:

1) Usar ervas aromáticas e especiarias, como manjericão, tomilho, noz moscada ou paprika para temperar a comida, o que permite dar sabor aos alimentos sem a tentação de adicionar demasiado sal;

2) Fugir do uso de enlatados;

3) Evitar pratos pré-feitos como sopas instantâneas, molhos pré-preparados, caldos intensificadores de sabor, pizzas e lasanhas pré feitas, etc;

4) Ler os rótulos, tendo em atenção que, ingredientes como glutamato monossódico e bicarbonato de sódio acrescentam quantidades de sódio ao alimento;

5) Evitar levar o saleiro para a mesa;

6) Marinar a carne e o peixe antes de os cozinhar, dando mais sabor e diminuindo o uso de sal;

7) Algumas bolachas e cereais de pequeno-almoço têm elevadas quantidades de sal, habituar-se a ler os rótulos é uma boa maneira de controlar esta ingestão;

8) Existe à venda em farmácias, cloreto de potássio, um sal sem sódio, sendo uma alternativa para usar quando temperar a sua comida.