Não é impressão sua, os anos estão mesmo a ficar mais quentes. 2017 foi, a nível mundial, o segundo ano mais quente de que há registo. Este aumento de temperatura nem sempre é fácil de gerir e pode pedir cuidados especiais, nomeadamente no verão.
Os meses mais quentes continuam a ser, muitas vezes, sinónimo de férias e de tempo com a família e amigos. Assim, conheça as melhores formas de desfrutar do calor com saúde:
– Mantenha as divisões frescas: coloque materiais capazes de refletir a luz do lado de fora das janelas. Em alternativa, utilize cortinas de tons claros e mantenha-as fechadas;
– Tome duche ou banho com água tépida.
– Utilize chapéu com abas largas, óculos escuros e protetor solar com fator de proteção muito elevado (SPF 50+). Na sua farmácia, poderá encontrar o protetor solar ideal para si – aconselhe-se com o seu farmacêutico.
- Beba líquidos (água, leite ou chá) com frequência, mesmo que não tenha sede, evitando bebidas alcoólicas, gaseificadas, geladas e/ou com cafeína;
- Faça refeições leves e mais vezes ao dia;
- Borrife água fresca ou água termal (disponível na sua farmácia) no rosto e no corpo;
- Utilize roupas leves, frescas e largas.
E porque verão também é sinónimo viagens, nas suas deslocações:
- Beba água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar;
- Evite permanecer muito tempo dentro de viaturas expostas ao sol – sempre que possível, viaje de noite;
- Se o carro não tiver ar condicionado, não feche completamente as janelas.
Existem grupos com mais dificuldades em adaptar-se à subida das temperaturas. Assim, em dias de muito calor, tenha especial atenção a idosos, bebés, crianças e doentes crónicos (como, por exemplo, doentes cardíacos e respiratórios, diabéticos e hipertensos). Nestes dias, esteja especialmente atento às notícias sobre o estado do tempo. Se tiver dúvidas, ligue para a Linha SNS 24 (808 24 24 24) ou, em caso de emergência, para o 112.
Sugerimos hiperligação para “Cada pele, seu protetor”.