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Alimentação: Deliciosamente saudável

Equilibrada e variada: é assim que se pode definir uma alimentação saudável!

 

Temos 5 dicas para si:

→Fruta e vegetais são de presença obrigatória – cinco doses diárias – o primeiro passo deve passar sempre por um prato de sopa de legumes ao almoço e jantar. Saudável e nutritiva, a sopa ajuda miúdos e graúdos a sentirem-se mais saciados, evitando o consumo excessivo de outros alimentos;

Quanto ao sal e açúcar, moderação deve ser a palavra-chave, e o mesmo se aplica às gorduras saturadas e mau colesterol (LDL);

→Beber água ao longo do dia é também essencial para o bom funcionamento do organismo. Sumos de pacote e refrigerantes devem ser evitados, devido ao elevado teor de açúcar e fraco valor nutricional;

Dê preferência ao peixe cozido, a vapor, grelhado (rejeitando a pele demasiado queimada) ou assado no forno e limite o consumo de carne vermelha;

→Fruta crua (de preferência), cozida ou assada completa da melhor maneira a refeição;

→Laticínios, pão ou bolachas integrais e fruta não devem faltar ao pequeno-almoço. Opte por muesli ou cereais integrais com pouco teor de açúcar, servidos com leite meio-gordo e fruta aos pedacinhos ou eventualmente um copo de sumo natural. Os adultos poderão optar pelo leite magro. Evite o leite com chocolate ou café acompanhado do pão branco barrado com manteiga, assim como os cereais para crianças que são, na sua maioria, ricos em açúcar.

A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, pelo que adotar uma dieta equilibrada é o primeiro passo para um estilo de vida saudável. Comece por seguir as nossas sugestões e, com o tempo, vá adotando outros hábitos, como a prática de atividade física.

Cuide de si, cuide da sua saúde!