Política de utilização de Cookies em Revista Saúda Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar, está a concordar com a utilização de cookies e com os novos termos e condições de privacidade.
Aceitar

Melhorar o bem-estar físico e psicológico é mais fácil do que parece!

A atividade física é o ato de praticar com regularidade atividades que impliquem movimento e, consequentemente, gasto de energia. É caminhar, nadar, dançar, jardinar…

 

Não é obrigatório ir ao ginásio ou praticar exercícios com elevada intensidade, o que é mesmo necessário é apostar numa vida fisicamente mais ativa, em qualquer idade, mesmo em caso de doença, ou em momentos da vida especiais, como a gravidez.

A atividade física é essencial para o bem-estar físico e psicológico. Qualquer atividade física é melhor do que nenhuma. Mas existem diferenças entre os benefícios que se obtêm dos vários tipos de exercício.

Caminhar, nadar, dançar, andar de bicicleta, ténis, hidroginástica, golfe, entre outros, são exercícios aeróbicos que estimulam as funções cardiovascular e respiratória. Devem ser praticados no mínimo 30 minutos por dia, 5 dias por semana, no caso de adultos e séniores.

Os exercícios com cargas adicionais, tal como levantar pesos, exercícios de solo com elevações (abdominais, flexões, etc.), musculação, jardinagem, lavoura, cargas e descargas, são os que mais fortalecem os músculos e ossos, ao mesmo tempo que aumentam a resistência e a flexibilidade.  Devem ser praticados no mínimo 20 minutos por dia, 3 dias por semana, no caso de adultos e séniores.

Nas crianças e jovens será desejável 1 hora por dia, combinando os dois tipos de exercícios.

No mínimo, cada indivíduo deve praticar 2h30min de atividade física por semana.

A escolha do tipo de exercício é sua! O que importa mesmo é que a atividade física faça parte da sua vida. Pela sua saúde e bem-estar, seja ativo!