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Diabetes: 10 conselhos para uma alimentação adequada

Acha que a alimentação de um diabético é um bicho de sete cabeças? Aceite estes conselhos e veja o quão fácil é seguir um regime apropriado.

 

A alimentação, tão importante para a qualidade de vida do doente, é talvez o fator mais simples de ser melhorado. Neste artigo sugerimos pequenos truques, fáceis de introduzir na rotina diária, que trazem benefícios a longo prazo para a saúde do diabético.

Para que se torne mais simples ter uma alimentação adequada, há alguns hábitos que o diabético pode e deve adquirir, entre eles:

1. Introduzir mais legumes na alimentação – a ingestão de legumes contribui para uma absorção mais lenta dos açúcares. Pelo menos ¼ do prato deve corresponder a este grupo de alimentos;

2. Evitar alimentos açucarados e gorduras – consumir moderadamente e em pequenas porções de cada vez, dando preferência aos produtos integrais;

3. Ter atenção na escolha das proteínas – a carne e o peixe são bem-vindos na dieta dos diabéticos. No entanto, devem ser comidos com moderação, dando preferência ao peixe pelos seus efeitos benéficos (nomeadamente a nível cardiovascular);

4. Beber água de forma regular, mesmo sem sede;

5. Fazer 5 a 6 refeições por dia e mastigar lentamente os alimentos;

6. Lavar os vegetais e as frutas em lata mesmo antes de os cozinhar – desta forma, é possível reduzir o teor em sódio (sal) e açúcar;

7. Começar a refeição com uma salada ou sopa – é uma forma simples de comer mais vegetais, além de diminuir o apetite pelo prato principal;

8. Os vegetais e frutas frescas são mais saudáveis do que os congelados. No entanto, é melhor consumir congelados do que não consumir de todo;

9. Preparar snacks saudáveis e guardá-los em locais estratégicos – desta forma, quando a fome “atacar”, é possível fugir dos snacks Experimente cenoura descascada e cortada em palitos com iogurte natural (sem adição de açúcar), iogurte com granola integral, ovo cozido, etc.;

10. Fora de casa, optar por alimentos grelhados – pedir os molhos e acompanhamentos à parte e poupar dinheiro saltando a sobremesa.

 

Já segue algum destes conselhos? Se sim, está no bom caminho. Aproveite e vá introduzindo os restantes no seu dia a dia, até ter completado esta lista.

Não se esqueça: estes conselhos não sobrepõem as indicações do seu médico ou nutricionista.