Ana Paula Martins considerou este serviço «insubstituível» no apoio a todos os farmacêuticos que estão na linha da frente. A linha telefónica gratuita foi lançada para responder às dúvidas dos farmacêuticos relativamente ao COVID-19.
A bastonária pediu à equipa, liderada pela farmacêutica Lígia Garcia do CEDIME, que relembre a importância de cumprir as regras de segurança dentro das farmácias. E deixou uma nota de confiança: «Apesar do cansaço que também a vós chegará, não vamos desistir de apoiar os portugueses e as portuguesas até ao fim. E por isso fica aqui a nossa gratidão».
Desde 16 de Março, data em que começou a funcionar, a equipa está a atender quase centena e meia de chamadas por dia. A maioria das dúvidas diz respeito ao atendimento através do postigo e à preparação das soluções de base alcoólica para desinfecção das mãos. Alguns farmacêuticos pedem ainda informação sobre como proceder face aos doentes crónicos que precisam renovar a terapêutica, agora que as consultas médicas não urgentes foram adiadas. «Até agora conseguimos resolver todas as questões e tivemos vários agradecimentos de colegas, que se sentiram bastante apoiados», explicou Lígia Garcia à bastonária, em videoconferência.
A linha, que funciona 24 horas por dia, tem sido procurada sobretudo por farmacêuticos comunitários, mas está preparada para dar resposta também às necessidades de farmacêuticos hospitalares e analistas clínicos. Esta é uma das medidas tomadas pela Ordem dos Farmacêuticos e pelas associações do sector, no âmbito do Gabinete de Apoio ao Farmacêutico, criado para coordenar uma estratégia comum e implementar medidas transversais a todo o sector para enfrentar a pandemia COVID-19.