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20 abril 2016
  Saúde
Somos água

​​​A água é o principal constituinte do corpo humano, ocupando mais de metade do nosso peso.

É essencial a muitas das funções vitais do nosso organismo, como a regulação da temperatura, a digestão, a circulação sanguínea e a formação de urina. Sem água, órgãos como o coração e os rins deixariam de funcionar.

Todos os dias ingerimos água, em bebidas como sumos, chá, leite, etc., ou através de alimentos, como frutas, sopas, entre muitos outros. Mas também a perdemos diariamente, pela urina, pelas fezes, pelo suor e até pela respiração.

Para compensar estas perdas, é preciso hidratar regularmente o organismo.

Desidratação à espreita
Há que hidratar sem esperar pela sede: é que a sede é o primeiro sinal de desidratação, ou seja, o corpo tem já falta de líquidos. Se não houver reposição de água, pode surgir:

  • Menor quantidade de urina e de cor amarelo-escuro
  • Boca e olhos secos
  • Diminuição da transpiração
  • Fraqueza muscular ou cansaço
  • Tonturas ou sensação de atordoamento

Necessidades diferentes
O risco de desidratação está sempre presente quando a ingestão de líquidos é insuficiente, sendo os idosos e as crianças os mais vulneráveis. Os idosos bebem menos água no seu dia-a-dia e muitas vezes não conseguem sentir sede. As crianças, tal como os idosos, esquecem-se de beber água ao longo do dia. Por serem mais frágeis que os adultos, são mais sensíveis às perdas de líquidos.

A ingestão de líquidos deve aumentar quando há prática de actividade física intensa, temperaturas altas ou altitude elevada, doenças acompanhadas de febre, vómitos e diarreia. As mulheres a amamentar também devem beber mais líquidos do que o habitual.

Tome nota
Para manter o corpo a salvo da desidratação, beba:

Água
É a melhor fonte, é acessível e sem calorias.

Bebidas com sabor
Os sumos embalados, refrigerantes e bebidas lácteas são opções agradáveis quando não há sede. Contudo, devido ao elevado teor de açúcar, não devem ser ingeridos com frequência. Opte por sumos naturais, sem adição de açúcar.

Tisanas
Escolha um sabor agradável, para que a ingestão de água seja algo que lhe dê prazer. De preferência, não adicione açúcar.

Sopas
Fornecem água e ainda as vitaminas e sais minerais existentes nos legumes; são saciantes e geralmente pouco calóricas.
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