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14 janeiro 2017
Texto de Maria Jorge Costa Texto de Maria Jorge Costa
Recomeços à mesa

​​​​​​​Uma vida saudável exige disciplina mas vale a pena.

Comer melhor, fazer exercício físico, assumir hábitos de vida saudável são algumas das promessas que vale a pena cumprir na mudança de ano. Nada se consegue sem esforço mas as compensações valem bem os sacrifícios iniciais. Sim, os iniciais. Assim que se começa a perder peso, a recuperar a forma física e a sentir energia renovada, o prazer suplanta os esforços. As endorfinas libertadas pela prática desportiva e o sistema imunitário fortalecido têm reflexos imediatos no bem-estar geral, na aparência da pele, no cabelo.

Para o empurrão inicial, deixamos algumas dicas alimentares:

1. Uma vez por semana, substitua a refeição de carne por um prato vegetariano.

2. Uma vez por semana, experimente cozinhar sem sal, substituindo o tempero por ervas aromáticas.

3. Substitua o refrigerante ou a bebida açucarada por água. Um refrigerante ou outra bebida açucarada podem conter (por lata de 330 ml) cerca de 35g de açúcar, o que equivale ao consumo anual de mais de 12kg de açúcar e alguns quilogramas de gordura corporal a mais no final do ano!

4. Comece a refeição sempre com sopa e substitua a batata por leguminosas (feijão, grão, ervilha, fava, lentilha…). A presença de hortícolas e leguminosas ajuda a regular o colesterol. São fonte de vitaminas e minerais, reduzem o risco de doença cardiovascular e certos tipos de cancro, reduzem o risco de diabetes tipo 2 e podem ter papel importante na regulação do trânsito intestinal e no controlo do apetite.

5. Evite alimentos ricos em gorduras.

6. Elimine o consumo de bebidas alcoólicas.

7. Opte por frutas, legumes, verduras e carnes brancas grelhadas.

8. Tempere a salada com azeite (uma colher de café).

9. Beba água entre as refeições – 8 copos grandes.

10. Coma diariamente alimentos ricos em fibras.

Elimine totalmente da alimentação: chocolate, biscoitos amanteigados, produtos de pastelaria em geral, enchidos (como linguiça, salsicha, bacon e mortadela) maionese, manteiga e margarina.

É importante comer a cada três horas, mesmo que não tenha fome. Se sentir fome após três horas, significa que comeu demais na refeição anterior e deve reduzir as doses na próxima refeição. ​
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