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11 março 2017
Texto de Carla Paulo (Instrutora de ioga e coach) Texto de Carla Paulo (Instrutora de ioga e coach)

Pratique saúde

​​Mente sã, corpo são. A ioga une corpo e mente.

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A palavra deriva do sânscrito yuj, que significa juntar, unir, adequar o corpo e a mente. Com origem na Índia, a prática milenar de ioga (1) recorre a técnicas de respiração, posturas, meditação e outras, para atingir a plenitude de consciência mental e física. Outra das vantagens da ioga1 é que não tem limites, isto é, todas as pessoas, crianças, jovens, adultos e idosos, saudáveis ou não saudáveis, podem aprender e exercer este tipo de disciplina. No entanto, é importante reter alguns conselhos:

O QUE É?

Ioga é um sistema constituído por oito passos e requer disciplina constante.

Os oito passos (segundo o estilo asthanga ioga) são: 
1. comportamento ético (yama)
2. regras (niyama)
3. postura (asana)
4. respiração (pranayama)​
5. recolher dos sentidos (pratyahara)
6. concentração (dharana)
7. meditação (dhyana)
8. união (samadhi)

Todas as etapas devem star presentes numa sessão. A maioria das vezes inicia-se a ioga pela etapa da asana, quando se procura a prática física, mas só isso não é ioga. Ioga é uma disciplina que leva ao autoconhecimento, é um caminho solitário onde cada um é responsável por si.

PRÁTICA CONSTANTE E COM DESAPEGO

A prática constante de ioga, permite ajustar o modo de vida, os pensamentos, as emoções, as palavras, as acções, a alimentação, os comportamentos, as atitudes consigo mesmo e para com os outros. A ioga estabelece o desafio exigente de sair da zona de conforto e ficar estável nas posturas. A respiração é uma das etapas importantes.

O apego a pessoas, pensamentos, ideias e coisas materiais causa sofrimento, consciente ou inconsciente. O desapego leva-nos a desprender do que nos faz sofrer: os desejos, as repulsas, os medos...

COMO PRATICAR?

Não pratique sozinho em casa, tenha um professor que o oriente. Os retiros podem ser locais ideais para iniciar e aprender. Se necessitar de recomendações específicas, procure um professor coach que o ajude de acordo com as suas características físicas e mentais. As aulas colectivas podem ser uma forma de se iniciar, mas não se esqueça de que a ioga não é só actividade física.

NÃO CURA

Como a ioga é muito mais do que actividade física, não é recomendada como forma de ultrapassar uma depressão ou alguma doença. A ioga ajuda a diminuir a agitação mental, mas não é adequado para pessoas com depressão. Evita o desequilíbrio do corpo e da mente, por isso, quando praticada de forma constante, previne a doença.


(1) Ioga é uma palavra do género feminino, por isso o artigo 'a'
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