Lisboa precisa de uma verdadeira rede de transportes públicos. Loures é um dos concelhos mais penalizado com essa lacuna, diz o autarca da CDU, que considera prioritária a extensão da rede do metropolitano ao concelho que dirige.
Bernardino Soares espera que as negociações para definição dos investimentos infra-estruturais de fundo que o país vai tentar incluir no Portugal 20-30 e ainda na reprogramação do 20-20 consigam atrair o investimento necessário. A Área Metropolitana de Lisboa tem ofertas «desconexas, caras e, em geral, servindo mal a população. Precisamos de ter uma verdadeira rede coordenada e é nisso que estamos a apostar.
No caso do concelho de Loures, é decisivo haver a extensão do Metro aqui para o concelho», afirma. Um quarto da população do município de Loures desloca-se todos os dias para Lisboa para estudar ou trabalhar. A maioria em transporte privado, ou porque não tem alternativa, ou porque a que existe é cara. E dá um exemplo: o passe para ir de Lousa (freguesia do concelho de Loures) para Lisboa custa 120 ou 130 euros por pessoa. «É evidente que as pessoas vão de carro. Sai mais barato», sublinha.