Política de utilização de Cookies em ANF Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar, está a concordar com a utilização de cookies e com os novos termos e condições de privacidade.
Aceitar
12 dezembro 2015
Texto de Sara Correia (Farmacêutica) Texto de Sara Correia (Farmacêutica)
Menos doces, mais crómio

​​​​​O mineral que ajuda a moderar o desejo de açúcar

Nos últimos anos tem vindo a aumentar o interesse no oligoelemento crómio. É um mineral que, necessário em baixa quantidade, se tem relacionado com vários benefícios para a saúde: melhorar a sensibilidade à insulina, ajudar a equilibrar o perfil das gorduras, promover a perda de peso e diminuir a vontade de comer alimentos doces. Porém, na comunidade científica não há ainda consenso relativamente ao facto de o crómio ser realmente essencial para todos estes efeitos.

Por outro lado, está plenamente comprovado que o crómio aumenta a capacidade da insulina se ligar às células, facilitando assim a entrada de glicose, desde a corrente sanguínea para o interior destas, sendo transformada em energia para o funcionamento do organismo e para as nossas actividades. Ora, é com base nesta forma de acção que o crómio pode contribuir para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, evitando grandes diferenças entre picos e baixas de açúcar, que, repetidamente, se reflectem em sintomas de fadiga, “fome por uma coisa doce” e ansiedade.

Estas flutuações criam a sensação de “falta” que o organismo sente por doces e outros hidratos de carbono de absorção rápida, como pão, massas e refrigerantes, precisando de comer mais para manter os níveis de energia e bem-estar psicológico.

Em termos alimentares, o crómio encontra-se essencialmente na levedura de cerveja, nos cereais integrais, nos frutos secos e nos frutos do mar. Quanto aos suplementos de crómio, comercializados principalmente na forma de picolinato ou ligado a leveduras alimentares, são geralmente bem tolerados nas doses indicadas.

Independentemente de se tomar um suplemento de crómio, é importante ter mais actividade física, uma alimentação pobre em hidratos de carbono refinados e rica em alimentos com crómio, fibras e integrais, para favorecer o metabolismo dos açúcares e das gorduras, contribuindo ainda para a perda de peso e para o equilíbrio emocional.​
Notícias relacionadas